EXPERIÊNCIA
COMO CURADOR DE EXPOSIÇÕES
E DIRETOR DE MUSEUS
EXPERIÊNCIA
COMO CURADOR DE EXPOSIÇÕES
E DIRETOR DE MUSEUS
EXPERIÊNCIA
COMO CURADOR DE EXPOSIÇÕES
E DIRETOR DE MUSEUS
TRABALHOS DE CURADORIA
EXPOSIÇÕES E MUSEUS
EXPERIÊNCIA
TRABALHOS DE CURADORIA
EXPOSIÇÕES E MUSEUS
2020
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
LIVROS E ARTE
Uma exposição sobre os livros artesanais da UQ! Editions e obras dos artistas que deles participaram.
Por que "Livros e Arte"?
Imagine objetos que não se decidem entre ser livro ou ser pintura; ou até escultura ou algo do tipo. Imagine objetos que são únicos, que não podem ser reproduzidos, que foram feitos à mão e exibem uma vontade louca de saltar para as paredes e serem quadros. Que querem se exibir aos olhos como obras de arte e, ao mesmo tempo, querem ser manuseados como livros. Assim são os objetos nesta exposição: híbridos de livros com qualquer coisa — livro-gaveta, livro-janela, livro-objeto — cada um deles parece reinventar o que vem a ser… um livro.
2020
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
QUE MESTRE É ESSE?
Curador, com Jair de Souza, da exposição Que Mestre é Esse? que reuniu 260 obras de arte popular – realizados em madeira, ferro, porcelana, cerâmica, materiais têxteis, conchas – de todas as regiões do país, provenientes de 12 coleções, num espetáculo que partia do olhar etnográfico sobre a importância da arte popular desde os anos 1930. Espetáculo porque a exposição amalgamou a arte popular à música popular brasileira em todas as 7 salas expositivas. CRAB (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro), Rio de Janeiro.
2019
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
RISCOS E RABISCOS: LENDO A CIDADE
Curador da exposição Riscos e Rabiscos: Lendo a Cidade, que reuniu história e contemporaneidade sobre o uso da letra e da escrita no cotidiano da cidade de São Paulo. Seis artistas participaram com obras originais em néon, pintura mural, caligrafia em giz, pintura sobre madeira e cerâmica, grafite urbano. Em dois andares expositivos tinha de tudo: linguagem multimídia de interação e exposição em 200 painéis de backlight da São Paulo tipográfica desde os anos 1900 até a escrita das ruas nos dias de hoje. Santander Cultural, São Paulo.
2019
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
DEU LIGA: UEFA CHAMPIONS LEAGUE
Curador, com Marcelo Duarte, da exposição Deu Liga: UEFA Champions League, com linguagem multimídia. A proposta surgiu da descoberta de que a verdadeira Copa do Mundo de Futebol é a Champions League, porque ela congrega 102 nacionalidades de jogadores em seus times. Isso possibilitou uma exposição original e didática, passeando pelo mundo da interação, do e das bandeiras. Santander Cultural, São Paulo.
2017
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
FESTA BRASILEIRA: FANTASIA FEITO À MÃO
Curador, com Raul Lody, da exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão, uma mostra premiada pela crítica por ter reunido máscaras e indumentárias, sonoridades e seus instrumentos, mostrando a riqueza da influência portuguesa, africana e ameríndia nas inúmeras festas populares do Brasil. Projeto com o designer Jair de Souza. CRAB (centro de Referência do Artesanato Brasileiro), Rio de Janeiro.
2016
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
CAP SUR RIO
Curador da exposição Cap sur Rio: Rythmes et Diversité, um mix divertido e interativo sobre a música, as artes visuais e os esportes no Brasil, realizada por ocasião dos Jogos Olímpicos no Rio. Museu Olímpico, Lausanne, Suiça.
2014
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
A INUSITADA COLEÇÃO DE SYLVIO PERLSTEIN
Curador e organizador da exposição A Inusitada Coleção de Sylvio Perlstein, com pinturas, esculturas e fotografias de uma das mais importantes coleções de arte contemporânea da Europa. Museu de Arte Moderna / MAM Rio e Museu de Arte de São Paulo / MASP.
2013
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
O COLECIONADOR
Curador da exposição O Colecionador (Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici), com pinturas e esculturas que abrangiam os séculos 19 e 20 numa montagem inteiramente original com os visitantes sendo envolvidas por um círculo com 120 obras penduradas do teto. Boghici foi o mais importante art dealer do Brasil desde os anos 1950. Projeto com a cenógrafa Daniela Thomas que inaugurou o Museu de Arte do Rio / MAR.
2013
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
NEWTON REZENDE
Curador da exposição Newton Rezende, importante pintor dos tipos e cenas cotidianas da cidade do Rio de Janeiro, dos anos 1950 a 1980. Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro.
2012-2014
MUSEU
MUSEU DO AMANHÃ
Uma das âncoras do Porto Maravilha, o Museu do Amanhã será um ambiente de experiências que permitirá ao visitante perceber como será sua vida e do planeta nos próximos 50 anos. A curadoria é do físico Luiz Alberto Oliveira, que contou na fase de concepção curatorial com a parceria de Leonel Kaz, da Aprazível. Explorando conteúdos nos campos da matéria, da vida e do pensamento, O projeto arquitetônico deSantiago Calatrava ocupa 15 mil m² de arquitetura sustentável. O projeto é uma realização da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura do Rio.
2012-2014
MUSEU
MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR
Ligado à equipe de concepção do Museu de Arte do Rio – MAR, que engloba a Escola do Olhar, Leonel Kaz e sua então sócia Nigge Loddi foram responsáveis pelo plano diretor, junto à Fundação Roberto Marinho e Prefeitura do Rio. Aberto ao público em 1º de março de 2013, o MAR conquistou pelo voto popular o título de melhor construção de 2013 na categoria Museu. 13,7 mil m² que integram arte, educação e história.
2009
CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
VIK
Curador da exposição itinerante de Vik Muniz – a mais visitada de um artista brasileiro: 700 mil pessoas) que percorreu o Museu de Arte Moderna / MAM Rio, o Museu de Arte de São Paulo / MASP, o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, o Museu Inimá de Paula em Belo Horizonte e a Fundação Edson Queiroz em Fortaleza. Esta exposição, após o percurso nacional, foi montada no Centro Cultural de Belém, Lisboa.
2007-2008
MUSEU
MUSEU DO FUTEBOL
Alcançando repercussão internacional, com matérias publicadas no The New York Times e Le Monde, entre outros, o Museu superpõe a história do futebol à história do Brasil no século 20, num projeto de grande arte e ousadia, que ocupa 5 mil m², situado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A bela saga do povo brasileiro que conquistou o futebol para si e o reinventou foi realizado com curadoria de Leonel Kaz, expografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara, design de Jair de Souza, arquitetura de Mauro Munhoz e organização da Fundação Roberto Marinho/ Prefeitura e Governo de São Paulo.