top of page
ADM PÚBLICA
PROFISSIONAL

EXPERIÊNCIA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1995-1998

Secretário de Cultura e Esportes do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela administração do  Theatro Municipal (Opera House of Rio), com o Coro, Orquestra e Corpo de Baile, o Estádio do Maracanã, a Sala Cecília Meireles de Música, 6 teatros,  4 escolas de arte (Música, Dança, Teatro e Artes Visuais do Parque Lage) e 6 museus. 

 

Durante este período fui responsável pelo projeto e realização das Vilas Olímpicas da Baixada Fluminense – um projeto por nós apresentado ao  então Ministro Pelé que resultou na construção de seis centros esportivos nas cidades próximas à capital, com grande densidade populacional e extrema pobreza. Estes centros trabalhavam junto com a escola, como complemento à educação pública de qualidade. Tinham cerca de 20 mil m2 e eram dotados de materiais de primeira linha, pistas de atletismo, quadras para vôlei, basquete, campo de futebol, sala de ginástica e dança, além de jardins do grande paisagista Burle Marx. Em cada um dos centros, foi construído um painel cerâmico de 30 m2 de seis artistas contemporâneos. 

 

Também fui responsável pela implantação do projeto do Edifício Anexo do Theatro Municipal (uma área de 6 mil m2), projeto de Oscar Niemeyer/ Glauco Campelo, para os ensaios do Coro, Orquestra e Corpo de Baile, além de previsão de funcionamento de uma Escola das artes do Theatro, realizamos ainda o Parque Esportivo e de Cultura da Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, a inauguração do Teatro da Universidade Estadual do Rio e a reforma de teatros e museus do Estado.

 

1991

Subsecretário do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro durante um período de 8 meses. Coordenou, com Manuel Sanches, ações para a Conferência Rio 92 sobre Meio Ambiente

 

1984-1986

Presidente da Fundação de Artes do Rio de Janeiro / Funarj, responsável pelo Theatro Municipal, Sala Cecília Meireles, 6 teatros e 6 museus, incluindo ações culturais em todas as 63 cidades do Estado. Fui responsável direto pela construção na nova sede da Biblioteca Pública Geral do Rio de Janeiro e da Casa de Cultura Laura Alvim, pela restauração da Sala de Música Cecília Meireles e pela edição da Revista do Brasil.

 

Importante ressaltar que este trabalho se deu sob a égide do professor Darcy Ribeiro, um dos mais notáveis etnologistas e antropólogos brasileiros, Honoris Causa da Sorbonne e ex-Ministro da Educação, com mais de 30 livros publicados. Fui seu braço-direito durante 4 anos.

 

1983-1984

Foi Diretor do Departamento de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelas áreas de Patrimônio Histórico, Arte Popular, Projetos de Educação Artística em Escolas de Arte da capital e interior do Estado.

 

Integrante do 1º Fórum Nacional de Secretários de Cultura, onde seria palestrante e participaria mais de uma dezena de encontros nacionais.   

 

1979-1981

Uma curiosidade: liderei um movimento pela preservação de uma figueira de 300 anos de idade, que se tornou o primeiro bem natural tombado em todo o Estado. O movimento levou à criação da primeira Associação de Moradores da cidade, no bairro do Jardim Botânico.

bottom of page